Efeito Matilda
Viés sistêmico que nega o reconhecimento de descobertas científicas feitas por mulheres, atribuindo-as frequentemente aos seus colegas homens.
Definição
O efeito Matilda é um fenômeno sociológico identificado pela historiadora da ciência Margaret Rossiter em 1993. O termo é uma homenagem à Matilda Joslyn Gage, sufragista do século XIX que relatou o apagamento sistemático de mulheres inventoras. Ocorre quando o trabalho intelectual e as contribuições científicas de uma mulher são minimizados, ignorados ou creditados a supervisores, mentores ou colaboradores masculinos. Isso gera uma memória acadêmica falsa, onde o progresso científico é visto como um feito exclusivamente masculino e as mulheres são reduzidas a 'assistentes'.
Como funciona
Funciona através do sexismo institucional e do viés de confirmação. Durante a revisão por pares, indicações a prêmios ou citações, os avaliadores tendem a associar 'brilhantismo' e 'autoridade' a figuras masculinas. Mulheres em equipes de pesquisa são frequentemente apagadas dos créditos principais de papers ou prêmios, mesmo quando foram as mentes por trás da descoberta.
Exemplos
Rosalind Franklin, cujo trabalho de difração de raio-x foi essencial para a estrutura do DNA, mas foram Watson e Crick que receberam o Nobel sem lhe dar o devido crédito na época.
Jocelyn Bell Burnell, que descobriu os pulsares em 1967, mas o prêmio Nobel foi concedido ao seu supervisor Anthony Hewish.
Lise Meitner, uma das responsáveis pela descoberta da fissão nuclear, excluída do prêmio Nobel de Química de 1944, dado apenas a Otto Hahn.
Quem é afetado
Mulheres cientistas, pesquisadoras e inventoras. O impacto é agravado para mulheres negras, que enfrentam a intersecção entre o efeito Matilda e o racismo acadêmico.
Por que é invisível
É normalizado como 'a ordem natural das coisas' ou justificado por questões hierárquicas (ex: 'ele era o orientador, por isso o mérito é dele'). Muitas vezes a própria vítima não percebe o apagamento até que o crédito histórico esteja consolidado em nome de outro.
Efeitos
Exclusão de mulheres de prêmios Nobel e grandes distinções, falta de modelos femininos para jovens cientistas e perpetuação da ideia de que mulheres não possuem pendor para as ciências exatas (STEM).
Autores brasileiros
- Hildete Pereira de Melo
- Betina Stefanello Lima
Autores estrangeiros
- Margaret Rossiter
- Matilda Joslyn Gage
